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Facilitando a sua vida no trânsito!
Você sabia que o risco de incêndio em carros é maior ao encarar um temporal?
Enxurradas costumam arrastar objetos inflamáveis que ficam presos sob o assoalho; já seco, material pode pegar fogo.
Com a aproximação do verão, começa a temporada de chuvas e, com elas, aumentam os casos de alagamentos e inundações.
Apesar de trazerem vedação e outros recursos para impedir a entrada de água, carros não são submarinos e podem sofrer danos sérios por conta do aguaceiro, como calço hidráulico no motor. Dependendo do estrago, pode acontecer até perda total, devido ao alto custo para repará-lo.
Por mais estranho que possa parecer, transitar ou deixar o veículo estacionado sob chuva forte também traz outro inconveniente: aumento no risco de incêndio, mesmo que o automóvel não seja alagado.
É comum uma enxurrada arrastar vegetação, papel e outros detritos que acabam presos no escapamento e em outras áreas sob o assoalho. Caso não sejam removidos, o contato posterior com partes quentes após dar a partida, como o próprio motor e o catalisador, podem gerar incêndio.
O risco maior está relacionado ao catalisador, que opera em temperaturas altíssimas, a partir de 300º C e chegando a cerca de 800º C.
O mesmo risco ocorre quando você mantém o carro ligado sobre uma área de vegetação alta e seca. A proximidade com superfícies extremamente quentes pode ocasionar combustão e alastrar o fogo.
Curto-circuito
Na hipótese de a água atingir componentes do sistema elétrico, o risco de fogo também existe, mas tem outra explicação: curto-circuito.
O líquido é condutor de eletricidade e pode entrar em contato com fios desencapados e outros componentes, gerando faíscas potencialmente perigosas.
Cheiro de queimado é indício de curto-circuito. Quando o problema acontece, a luz espia do sistema de auto diagnóstico, conhecida como ‘luz da injeção’, costuma acender. Também fique atento à luz de carga baixa da bateria.
Componentes não homologados pela montadora podem sobrecarregar o sistema e gerar curto, faíscas e até derreter fios. Além disso, há risco de um ou mais cabos ser rompido ou desencapado em contato com alguma chapa metálica, devido a instalação incorreta.
fonte: uol
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