Blog da Easy Go

Facilitando a sua vida no trânsito!

Lucas Andrade Corretor de Seguros Easy Go Por Lucas Andrade (Corretor de Seguro Easy Go)

O seguro pode se recusar a cobrir prejuízos causados durante uma enchente?

Seguradoras fazem planos com cobertura completa, mas há condições para o pagamento do prêmio.

Se você é daqueles que se arrisca e tenta passar por um alagamento, cuidado! ⚠️
 
Preste bastante atenção para que não passe em um alagamento fundo, pois você corre o risco de fundir o motor ou danificar qualquer outra parte do carro, módulo/elétrica e nesse caso não haverá cobertura por agravamento do risco.
 

A seguradora pode recusar o sinistro se o veículo estava em um local seguro e tentou atravessar uma área já alagada. Nesse caso, para avaliar o nível do perigo, veja onde a água atinge o carro. Se o limite ultrapassar a metade da roda, desista. O risco de ficar no caminho aumenta bastante.

É claro que, em muitos casos, mesmo que o motorista esteja parado, a água pode atingir um alto nível e cobrir o carro. O recomendado é abandoná-lo no local ou, caso não seja possível, subir no teto do veículo e acionar a seguradora o mais rápido possível.

 
Dependendo da seguradora e da apólice contratada, a empresa pode oferecer a limpeza do veículo cujo valor de recuperação seja menor que o da franquia. “A limpeza é cara e precisa ser realizada por uma empresa especializada, uma vez que é preciso desmontar, limpar, secar e montar várias partes do carro.
Mas fique atento: quando os danos são causados por água salgada, ou seja, aqueles que são ocasionados pelo aumento do nível do mar ou por ondas, não há seguro que faça a cobertura.

Se o motorista estiver com o carro na areia e a maré subir rapidamente, ou mesmo para carros estacionados em ruas próximas à praia, por exemplo, as avarias não estão inclusas na apólice.

seguro enchente

Que tipo de seguro cobre enchente?

Depende do tipo de cobertura que você contratou. Todos os seguros com cobertura compreensiva (completa)  incluem proteção contra fenômenos naturais (ventos fortes, enchentes, chuva de granizo, queda de objetos no carro, deslizamento de terra, incêndio e raios).

“É muito importante que o cliente e o corretor avaliem os riscos das chuvas, principalmente se o cliente trafega ou mora próximo de regiões que costumam alagar.”

Começou uma enchente. O que fazer?

Em primeiro lugar, observe se outros carros estão trafegando pelo local do alagamento. Dependendo da altura da água, desista de tentar atravessar. O risco do chamado calço hidráulico (entrada de água nas câmaras de combustão do motor) aumenta consideravelmente.

A falta de visibilidade do asfalto também pode enganar, já que não é possível saber se há um buraco mais profundo à frente, o que pode até causar danos na suspensão.

E se eu decidir prosseguir?

Faça a travessia lentamente, em primeira ou segunda marcha, mantendo distância suficiente do carro da frente para desviar sem precisar parar caso seja necessário. Mantenha a velocidade e a aceleração constantes para evitar a formação de ondas e a entrada de água no escapamento.

Procure um lugar alto

A melhor opção em caso de fortes chuvas é sempre procurar um lugar alto, mas caso esteja em um local baixo e a água subir rapidamente, tente colocar o carro (ou parte dele) sobre a calçada para elevar a altura da saída do escapamento.

referência: auto esporte

__

Deseja receber o contato de um especialista? Envie um WhatsApp para: 

📲 (11) 98287-7818

5/5

Compartilhe nas redes sociais

[xyz-ips snippet=”Comentarios”]

Publicações relacionadas:

[xyz-ips snippet=”relacionados”]

Faça uma cotação de seguro auto:

    Publicações recentes