Iniciativa viabiliza a definição dos procedimentos para solicitações...
Continuar lendo...Blog
Blog da Easy Go
Facilitando a sua vida no trânsito!
Donos de carro em SP podem imprimir CRLV sem sair de casa!
É necessário que o proprietário esteja quite com as obrigações e débitos do veículo junto aos órgãos de trânsito.
Os proprietários de veículos registrados no estado de São Paulo já podem imprimir em casa o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento que atesta que o veículo está apto a circular no Estado. O novo modelo de documento eletrônico (CRLV-e), adotado em maio de 2020, permite a impressão “caseira”, que tem total validade jurídica para rodar com o veículo, assim como o CRLV Digital. A validação se dá por meio da leitura do QRCode inserido no documento.
Desde 08 de maio de 2020, a emissão do licenciamento anual (CRLV) é digital em São Paulo. Após o pagamento da taxa de licenciamento e demais débitos do veículo no sistema bancário, o download e a impressão do CRLV fica disponível diretamente no portal do Detran.SP, no aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” do governo federal e ainda no Portal de Serviços do Denatran.
Para o licenciamento de veículo de aluguel, é necessário apresentar a autorização para transporte emitida pelo órgão competente (prefeitura municipal, ARTESP, EMTU, ANTT, DER ou EMBRATUR). Porém, em função do impacto da quarentena às atividades desenvolvidas por estes órgãos, o Detran.SP prorrogou a obrigatoriedade da apresentação das respectivas autorizações para o licenciamento de veículos de aluguel de determinados finais de placas.
Essa é uma facilidade instituída pela Deliberação Nº 180, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no final de 2019.
Passo a passo
O primeiro passo para o proprietário é averiguar se há débitos ou impedimentos para regularizar a situação do veículo. No site do Detran/SP o cidadão consegue consultar eventuais débitos do veículo (IPVA, multas, DPVAT etc.) e também verificar a existência de impedimentos à realização do serviço.
Com o número do Renavam do veículo, o proprietário deve pagar os débitos pendentes e a taxa de emissão do novo CRLV pela rede bancária na internet.
Após o pagamento do licenciamento, DPVAT e eventuais débitos, o proprietário do veículo já pode ter acesso ao documento.
O download ou impressão do CRLV pode ser feito pelo portal do Detran.SP, aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” do governo federal ou pelo Portal de Serviços do Denatran. Importante: no caso de pessoa jurídica, não há acesso pelo aplicativo CDT.
A impressão deverá ser em papel sulfite branco e formato A4, com tinta preta, em página única.
Fonte: Portal do Trânsito
_
Em caso de dúvidas, você também pode enviar um WhatsApp para:
Compartilhe nas redes sociais
Publicações relacionadas:
[xyz-ips snippet=”relacionados”]
Publicações recentes
Lei Seca registra oito multas por hora no Brasil segundo a Senatran!
Nos 15 anos de aplicação da Lei Seca foram registradas mais de 1 milhão de autuações....
Continuar lendo...Antena corta-pipas poderá ser obrigatória para todas as motocicletas
Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados quer tornar obrigatório o uso de antenas corta-pipas em...
Continuar lendo...Megaoperação deve intensificar blitz da Lei Seca no trânsito de SP a partir de hoje
Fiscalizações devem ocorrer de 18 a 25 de setembro em função da Semana...
Continuar lendo...