Iniciativa viabiliza a definição dos procedimentos para solicitações...
Continuar lendo...Blog
Blog da Easy Go
Facilitando a sua vida no trânsito!
Carros equipados com câmeras e GPS já estão supervisionando zona azul em São Paulo-SP!
Multas poderão ser aplicadas aos proprietários de veículos que estiverem parados nas vagas sem ativar o CAD.
Um novo veículo de monitoramento das vagas de zona azul começou a circular pelas ruas da cidade de São Paulo neste mês, chamando a atenção e causando dúvidas (e reclamações) de motoristas e pedestres sobre a sua finalidade. O serviço é operado pela Estapar, empresa que passou a operar o serviço de zona azul na Capital em novembro, após vencer licitação da Prefeitura de São Paulo.
No fim de 2018, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fez testes com um carro que, em movimento e munido de seis câmeras, podia aplicar multas a motoristas de automóveis parados na zona azul sem cartão de estacionamento. Àquela época eram apenas testes e não houve cobrança de multas.
Segundo a Estapar, os carros equipados com câmeras e GPS para leitura de placas que estão circulando pelas ruas de São Paulo vão supervisionar apenas o uso das vagas da Nova Zona Azul da cidade, sem vistoriar qualquer outra possível irregularidade dos veículos. Eles farão o controle do tempo de permanência e ativação do Cartão Azul Digital (CAD), podendo aplicar multas aos proprietários dos veículos que estiverem parados nas vagas sem ativar o CAD. A Estapar não informou quantos carros estão em operação em São Paulo.
“Dados dos veículos que não cumprirem as regras de uso da zona azul serão transmitidos para uma Central de Informações do poder público para que os órgãos competentes possam aplicar eventuais infrações. As câmeras farão registros de dados estatísticos e imagens dos carros e placas com geolocalização assegurando total transparência e exatidão das informações coletadas, o que aumentará o nível de credibilidade do sistema, sempre respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados vigente”, informou a Estapar.
Ainda segundo a empresa, esse sistema vai contribuir para a gestão do uso do espaço público, “para que haja a rotatividade das vagas e mais pessoas tenham acesso a um local para estacionar, melhorando a mobilidade urbana na cidade”. A fiscalização é realizada também pelos agentes de trânsito por meio da consulta da placa do veículo.
Estacionar em vagas de zona azul de forma irregular é uma infração grave, com multa de R$ 195,23 e mais cinco pontos no prontuário.
Fonte: Gazeta de São Paulo
Em caso de dúvidas, você também pode enviar um WhatsApp para:
Compartilhe nas redes sociais
Publicações relacionadas:
[xyz-ips snippet=”relacionados”]
Publicações recentes
Lei Seca registra oito multas por hora no Brasil segundo a Senatran!
Nos 15 anos de aplicação da Lei Seca foram registradas mais de 1 milhão de autuações....
Continuar lendo...Antena corta-pipas poderá ser obrigatória para todas as motocicletas
Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados quer tornar obrigatório o uso de antenas corta-pipas em...
Continuar lendo...Megaoperação deve intensificar blitz da Lei Seca no trânsito de SP a partir de hoje
Fiscalizações devem ocorrer de 18 a 25 de setembro em função da Semana...
Continuar lendo...